top of page

PROGRAMAÇÃO

Centro Cultural Belchior recebe a exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público

 

 

 

 




 

O Centro Cultural Belchior (Ccbel) apresenta, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Ecocult, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, com apresentação da exposição e coquetel para os visitantes. 

O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.

A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.

Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.

Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. "Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva", explica Flávia.

A exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva" é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.

Chico da Silva
Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.

Centro Cultural Belchior
O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Festival Celebra
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

Serviço
Exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura: sexta-feira (19/04)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
Gratuito

Fortaleza recebe exposição que celebra 50 anos da diplomacia entre Brasil e China
Lançamento da mostra ocorre nesta segunda-feira (15/04), às 11h, no Centro Cultural Belchior (Ccbel)









 

 

 

O Centro Cultural Belchior (Ccbel) recebe, nesta segunda-feira (15/04), a partir das 11h, exposição que celebra 50 anos da diplomacia entre Brasil e China. A mostra é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e será aberta à visitação a partir da terça-feira (16/04), das 9h às 21h.

"Xiamen e Fortaleza: Juntos para um Futuro Compartilhado" é uma celebração visual que ultrapassa as distâncias geográficas para unir as duas cidades, que encontraram na arte, cultura e inovação, pontes para uma amizade duradoura.

A exposição apresenta uma coleção de fotografias com visão detalhada da cidade chinesa e momentos significativos de cooperação entre as duas localidades, trazendo uma oportunidade de se mergulhar em dois mundos, com diversidade e visão de um futuro mais harmonioso e colaborativo.

Em 2024, Brasil e China não só comemoram o 50º aniversário das relações diplomáticas, mas também o primeiro ano de Fortaleza e Xiamen como cidades irmãs. A exposição é um testemunho do poder da arte, cultura e inovação em construir laços duradouros entre as nações.

Serviço


Exposição: "Xiamen e Fortaleza: Juntos para um Futuro Compartilhado"
Abertura: segunda-feira (15/04)
Horário: 11h

Visitação

Período: 16 de abril a 18 de maio
Horário: 9h às 21h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema)

WhatsApp Image 2024-04-13 at 10.26.51.jpeg
samba vadio.jpeg

Centro Cultural Belchior celebra o Dia do Samba com shows no dias 01 e 02 de dezembro
A programação também vai contar com a Feira Oxente













 

O Dia Nacional do Samba é celebrado no dia 02 de dezembro, para comemorar a data o Centro Cultural Belchior (CCBel) vai reunir os apaixonados pelo ritmo nos dias 01 e 02 de dezembro com grandes apresentações musicais.

 

Na sexta-feira (01), o grupo Samba Vadio, composto por Alisson Felix (violão), Caleb (cavaquinho), Marcelo Farias (surdo) e Rafael Melo (pandeiro), traz uma interpretação original dos clássicos do samba. A programação do sábado começará Às 17h com um “esquenta” da Escola de Samba Sambamor. Além da

música, a agremiação atua na educação, cidadania e combate às desigualdades sociais. A partir das 18h30, o grupo DTF comanda a tradicional Roda de Samba DTF, seu repertório vai desde sambas raiz aos pagodes mais atuais.

 

Em paralelo à programação em alusão ao Dia Nacional do Samba, também ocorre a Feira Oxente , de 17h às 22h, no sábado (02/12) e no domingo (03/12), de 17h às 21h. Além dos expositores, estão previstas atividades especiais, como espaço kids e, no domingo (02/12), das 18h30 às 20h30, teremos a apresentação do “Trio Forrozim. Durante o evento, haverá uma ação especial de adoção de pets do Abrigo São Lázaro.

 

O Centro Cultural Belchior (CCBel) é um equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

 

Serviço

Programação - Dia do Samba no Centro Cultural Belchior

Data: de 01 a 03 de dezembro

Horário: a partir das 17h

Local: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)

Gratuito

Centro Cultural Belchior divulga programação cultural para o Dia da Consciência Negra

A partir da próxima quarta-feira (22/11), o Centro Cultural Belchior (CCbel), a nossa casa de praia da música, em alusão ao mês da Consciência Negra, promove uma série de atividades que exaltam a cultura afro-brasileira. Com uma programação diversificada, o equipamento cultural tem o objetivo de homenagear e destacar a riqueza da herança cultural negra.

Abrindo a programação, na quarta-feira (22/11), às 18h30, a cantora Luiza Nobel apresentará o projeto "Preta Punk", uma experiência musical que destaca elementos da cultura negra no Brasil. Na quinta (23/11), às 18h30, diretamente do Genibaú, a Batalha de Rima com o Arena GB trará ritmo e poesia, convidando todos a participarem e expressarem o poder das palavras e da criatividade.

Para completar nossa programação em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e do mês da Consciência Negra, o Centro Cultural Belchiro (CCBel) receberá nesta sexta-feira (24), às 18h, o grupo Maracatu Nação Axé de Oxóssi. 

Às 19h, o palco será comandado pelo cantor, compositor e produtor musical Calé alencar. O artista foi idealizador do Maracatu Nação Fortaleza.

Em paralelo às apresentações culturais, ocorrerá a Feira Negra de Fortaleza, com muita arte, cultura e muito empreendedorismo social.

Projeto “Todo Dia 25 é Dia de Maracatu”

A apresentação do Maracatu no CCBel também faz alusão ao projeto "Todo Dia é Dia de Maracatu", que tem o objetivo de levar mensalmente a manifestação cultural do Maracatu a diversos pontos da cidade, sempre no dia 25. A data foi sugerida no calendário oficial do Município, por meio do Projeto de Lei nº 10/2016.


O projeto “Na Calçada" de sábado (25/11), vai contar com o cantor Artur Araújo, que apresentará o show "Morada dos Ventos", seu primeiro álbum, proporcionando uma imersão na diversidade musical do país com músicas inéditas e releituras de compositores brasileiros.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) é um equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Serviço

Programação - Semana da Consciência Negra no Centro Cultural Belchior
Data: de 22 a 25 de novembro
Horário: a partir das 18h
Local: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)
Gratuito







Prefeitura de Fortaleza divulga programação de aniversário de 77 anos do cantor Belchior

Neste mês de outubro, celebramos o aniversário de 77 anos de um dos maiores ícones da música brasileira, Belchior. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), responsável pela gestão do CCBel, preparou uma programação especial, de 25 a 29 de outubro, para celebrar a vida e obra de Belchior.

A programação será diversificada e vai desde exposição de caricaturas, passando por uma sessão de cinema, sarau inspirado no álbum "Alucinação", até análises profundas das composições do cantor e compositor. Além disso, ao som de Belchior os participantes terão um final de dia verdadeiramente especial.

Segundo o presidente do ICI, Elenilton Jorge, a celebração promete emocionar e inspirar. “Nossa instituição está empenhada em preservar e promover a memória desse ícone da música brasileira, e esta é a oportunidade perfeita para  os fãs e admiradores se reunirem e celebrarem a vida e obra de Belchior. Convido a todos a se juntarem a nós nessa homenagem, para que possamos manter viva a chama da música e poesia desse grande artista”, enfatiza o presidente. 

Confira a programação completa:
 
25 de outubro (quarta-feira)

Masterclass: Análise das composições de Belchior
- Facilitadores: Josy Teixeira e Nelson Augusto
- Horário: 15h
- Local: Centro Cultural Belchior

Exposição de Caricaturas Belchior - Grupo Caricaturas do Ceará
- Horário: 17h
- Local: Centro Cultural Belchior

26 de outubro (quinta-feira)

Workshop de Caricaturas
- Mediadores: Valber Benevides e Thyagão
- Horário: 14h
- Local: Centro Cultural Belchior

Performance Grupo de Caricaturas Cearense
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

Intervenção Escola Pública de Dança
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

Belchior Viver é Melhor que Sonhar - Cultura à Beira-Mar Especial
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

27 de outubro (sexta-feira)

Cine do Bel: Documentário "Apenas Um Coração Selvagem" - Netflix
- Horário: 14h
- Local: Centro Cultural Belchior

Sarau Alucinação
- Atrações: Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Lúcio Ricardo, Alana G. Alencar, Marta Pinheiro e Ricardo Kelmer
- Horário: 19h
- Local: Centro Cultural Belchior

28 de outubro (sábado)

Vozes para Belchior
- Atração: Masor Costa
- Horário: 19h
- Local: Anfiteatro da Beira-Mar

29 de outubro (domingo)

Pôr do Sol Fortaleza
- Atração: João Neto - Cover do Belchior
- Horário: 17h
- Local: Espigão do Náutico

Vozes para Belchior
- Atrações: Coral Sobretons e Gilmar Nunes
- Horário: 19h
- Local: Anfiteatro da Beira-Mar

bottom of page